Câncer de Mama

Recebi essa imagem, que é da Fundação Cristiano Varella.  Não custa nada, NUNCA, ficar sempre atenta.

Clique para ampliar

E você sabia que existem muitos HOMENS que sofrem de câncer de mama e não sabem? 

"Eu tive câncer de mama"


"O compositor, poeta e produtor musical Hermínio Bello de Carvalho, 77 anos, operou quinta passada um câncer raro e pouco discutido no Brasil — o de mama... em homens. O carioca boa-praça Hermínio passa bem, teve alta na sexta. Mas o susto só foi menor porque descobriu a doença bem no início. Segundo o médico Marcos Moraes, é grande a chance de o nosso poeta estar curado.

— Sou um serviço de utilidade pública ambulante. Os homens não podem ignorar o exame de toque de mama. Têm de fazer como as mulheres. O doutor Marcos vai “cirurgiar”, novamente, este tal “ardido peito”, que tanto celebrei numa canção — brincava Hermínio, pouco antes da cirurgia.

O parceiro de Cartola e Carlos Cachaça no lindo samba “Alvorada” já havia sido vítima de câncer de mama em 2008. O exame, repetido há pouco tempo, apontou a volta da doença. O sintoma mais visível, ensina o médico Marcos Moraes, é um nódulo na mama, que pode ser descoberto pelo próprio homem, num autoexame.

Parceiro também de mestres como Paulinho da Viola e Baden Powell, entre outros, nosso Hermínio doou toda a sua “coleção Pixinguinha” (óleos sobre tela, desenhos, caricaturas que retratam o genial compositor de “Carinhoso”) à Fundação do Câncer, presidida pelo doutor Marcos Moraes.

O câncer de mama masculino ainda é tabu no Brasil. Os números mais recentes, catalogados pelo Inca, são do DataSus de 2009. Naquele ano, 12.098 pessoas morreram da doença no país — 11.969 mulheres e 129 homens. Segundo Marcos Moraes, a estimativa de novos casos em 2012 é de 52 mil, entre mulheres, e de 500 a 600, entre homens. Hermínio quer ser o divulgador deste alerta. Salve ele!"
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Eu soube disto numa reportagem, inclusive nos EUA homens fazem campanhas sobre o cancer de mama.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário!