As torres ainda estão sob reforma |
Como muita gente sabe, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma instituição pública que promove a saúde e um dos seus principais objetivos é a pesquisa e formulação de vacinas. Seu nome é uma homenagem ao bacteriologista Oswaldo Cruz, que foi um dos grandes incentivadores da vacinação pública no início do século passado, pois abraçou a causa da vacinação em massa, contrariando a população e até o Governo da época. Enfim, foi um grande homem e cidadão brasileiro, que contribuiu para que o nosso país se destacasse mundialmente no quesito vacinação, como já abordei neste post.
O prédio da Fiocruz - na verdade, um castelo (mesmo!) - fica em frente à Avenida Brasil (também conhecida como avenida ziquizira) e se destaca pela sua arquitetura marroquina e pela bela iluminação à noite. Sua área é bastante arborizada e simplesmente enorme, apesar de ficar bem pertinho da Refinaria de Manguinhos, que se esforçam em preservar o meio ambiente e educar as pessoas no cuidado com as coisas boas que a natureza pode nos ofertar. Nos dias de campanha de vacinação, a Fiocruz é um dos principais postos e organiza uma festa muito legal para a criançada. E foi para lá que resolvemos ir no último sábado, um dia que eu posso resumir como "perfeito" (apesar de a minha máquina fotográfica tentar estragar a festa!).Céu azul e temperatura maravilhosa, levamos Davi não somente para ser vacinado, mas também para curtir as atrações que lá aconteciam. Eu já tinha vontade de ir em anos anteriores - e não me lembro por quê não fui - mas digo a quem mora no Rio de Janeiro: da próxima vez, VÁ! Mesmo se a sua criança não tenha mais idade para ser vacinada, não perca essa oportunidade, não só porque é di grátis mas também porque há várias atividades que despertam a curiosidade e agregam informação, o que nunca é demais.
Vacina eu tiro de letra! |
Teve "tatuagem"
Teve "Abraço Grátis", mas Davi não quis....
Davi viu de perto alguns insetos e reconheceu o bicho-pau, que também é personagem do filme "Vida de Insetos"
Teve Oficina de Desenho
Teve apresentação do grupo "Dançando para Não Dançar", que é formado por bailarinos e bailarinas de várias comunidades. A gravação ficou uma belabosta, porque além de ter sido em máquina fotográfica, eu ficava vigiando o Davi para ele não se esborrachar numa escadaria que fica em frente ao castelo e que serviu para a "platéia" se sentar. Foi muito fofo ver aquelas meninas (e menino) dançando tão graciosamente...pelo menos estão fazendo uma coisa saudável, ao invés daquela nojeira chamada funk!
Teve fotos com o Ratão e com a D. Barata. Ok, na festa, pode!
(Acho que a Dona Barata era Seu Barato...) |
Teve orientação de escovação dental (acho que é esse o nome...)
E, claro, teve foto oficial com o Zé Gotinha...
E ao vivo e em definitivo também!
Teve bola, bala, balão, pipoca, picolé...
E uma criança que se acabou de tanto curtir!
Missão cumprida! Criança vacinada e cansada de tanto brincar. Nem preciso dizer que na próxima edição estaremos lá, né. E, mais uma vez, quem tiver a oportunidade, vá e aproveite, porque é muito bom.
Esse evento é muito legal Lú, pena que muitos não tem conhecimento dele. É bom o seu post aqui para que as pessoas possam saber o que tem de legal para curtir com seus filhotes até mesmo em dias de vacinação!
ResponderExcluirJá tá um rapaizinho o Davi *-*
ResponderExcluirMuito legal o evento :n
beijo
Neth, tem horas que eu me assusto, sabe. Passa rápido DEMAIS!!!
ResponderExcluir:g